Construido uma Equipe de Sucesso

Construindo uma Equipe de Sucesso
por Débora Martins
Etimologicamente, a palavra “equipe” vem do francês: grupo de pessoas encarregadas de algum trabalho ou serviço comum. Já a palavra “sucesso” deriva do latim, successu, aproximação, êxito, resultado feliz e, até mesmo, parto. Neste contexto, parece fácil obter sucesso simplesmente aproximando pessoas e envolvendo-as numa atividade comum. No entanto, construir equipes de sucesso vai muito além da união de pessoas destinadas à execução de determinada tarefa. É preciso entender que o sucesso de uma equipe deve-se basicamente à sua formação. Compreendo que uma equipe de sucesso deva possuir maturidade para aceitar desafios e capacidade para atingir o alto desempenho, quantitativo e qualitativo. Embora curta, a fase acima expressa muito bem a necessidade das empresas dentro do mercado atual. Em outras palavras, não há mais tempo para “melindres”. As empresas procuram por pessoas que possam compor equipes com energia própria. Pessoas dispostas a fazer parte de uma ambiente harmônico, confiante e, sobretudo, dispostos a dar e receber feedback. Veja como construir uma equipe de sucesso: Numa equipe de sucesso os membros deixam claras sua missão e suas metas; Trabalham de maneira criativa; Concentram-se nos resultados; Mantêm explícitas funções e responsabilidades; Participam com idéias, sugerindo melhorias; Baseiam-se nas potencialidades individuais; Apóiam a liderança e cada um dos membros; Desenvolvem um ambiente de trabalho em grupo (harmonia); Solucionam as discordâncias (evitam sentimentos como raiva e rancor); Evitam conflitos; Tomam decisões objetivas e avaliam sua própria eficiência. Podemos perceber que a construção de uma equipe de sucesso está intrinsecamente ligada à capacidade de as pessoas se comunicarem de maneira aberta e franca, criando clima de confiança mútua.
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Débora Martinsdebora@atenderbem.com.br Débora Martins é palestrante da Atender Bem Consultoria e Treinamento, especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. É jornalista, autora de diversos artigos sobre motivação, liderança, e sobre o setor de Call Center. E-mail: debora@atenderbem.com.br Sites: http://www.atenderbem.com.br e http://www.deboramartins.com.br